Reencontros emocionantes
A História do Beethoven
Por Fátima ChuEcco
Certamente, um labrador caramelo, que levava uma vida tranquila com seu tutor em Campo Grande (Rio), jamais poderia imaginar a tamanha aventura que viveria quando se perdeu no final de 2019. A história de Beethoven é tão incrível que até parece um daqueles filmes da Disney! Do Rio ele foi parar em Minas Gerais!
Aproveitando uma distração do tutor Jeferson Leão, que deixou o portão aberto por uns instantes, Beethoven saiu “de fininho” e não mais foi visto. E quem já perdeu um pet sabe exatamente como é esse momento em que o coração dispara só de pensar nos perigos que o bichinho enfrentará nas ruas sozinho.
E, nesse caso em particular, um detalhe importante acentuou ainda mais a angústia de Jeferson porque Beethoven fazia uso de medicamentos.
No entanto, o enredo dessa história, como já dito antes, foi cinematográfico. Beethoven foi parar, não se sabe como, numa oficina mecânica no Rio, onde ficou preso por dois dias. Graças ao disparo de alertas, uma vizinha da oficina notou um labrador muito semelhante ao da foto do post feito pela AlertPet que, naquele ano, estava dando seus primeiros passos na busca por pets desaparecidos.
Ela entrou em contato com Jeferson, que se dirigiu ao local, mas infelizmente já era tarde: o labrador havia sido levado para Minas Gerais!
Assim, de repente, Beethoven já atravessava o estado do Rio com pessoas estranhas e sem ter a mínima ideia do que estava acontecendo. E se Beethoven podia estar assustado, imaginem o desespero de seu tutor!
Então Jeferson começou uma investigação até chegar à pessoa que tinha levado seu cão e pediu por fotos para ter certeza de que era o mesmo cachorro.
“Foi quando notamos certa resistência no envio de fotos e elas pareciam forjadas para que o animal não pudesse ser reconhecido e nem tivesse que ser devolvido. Então pedidos vídeos, que são mais difíceis de serem adulterados. E foi por meio de um vídeo que Jeferson teve certeza de se tratar de Beethoven”, conta André Rodrigues, diretor da AlertPet, que participou das negociações para reaver o cachorro.
Depois de 15 dias um final feliz!
Foi uma corrida contra o tempo e o temor que, a qualquer momento, a pessoa que estava com Beethoven se negasse a devolvê-lo ou até sumisse com ele trocando de endereço. Mas ao final de 15 dias Jefferson pôde finalmente respirar aliviado, conforme ele próprio conta:
O caso foi marcante para a AlertPet também
“A equipe AlertPet ficou feliz em fazer parte desse momento e ter contribuído para esse desfecho emocionante. Nós não apenas realizamos um serviço de busca sério, como também damos suporte aos tutores de forma que possam resolver da melhor maneira impasses como esse vivido pelo Jeferson”.
Entenda porque os alertas ampliam as buscas por pets perdidos
Os alertas com as fotos e informações do animal têm uma grande vantagem: podem chegar a pessoas que você não conhece e nem alcança com os cartazes pela vizinhança e as postagens nas redes sociais.
Isso porque, além de cercarem de maneira mais abrangente os quarteirões perto de sua casa e até mesmo de seu bairro, os alertas atingem todo tipo de pessoas e não só os amantes de animais reunidos em grupos específicos das redes sociais. Os alertas podem cobrir até mesmo uma cidade inteira na hipótese de o pet ter ido parar longe.